Rita Moura

Rita Maria Diogo de Carvalho de Moura, natural de Lisboa, licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1986. É Especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros. É Project Managment Professional (PMP) certificada pelo Project Managment Institute (PMI). Distinguida pela Ordem dos Engenheiros como Personalidade para atribuição do Prémio TEKTÓNICA da Engenharia 2017. É Vogal do Conselho Disciplinar da Região Sul. É quadro do Grupo Teixeira Duarte desde 1986, onde exerceu atividade na área dos estudos e projetos, sendo atualmente Diretora de Inovação da Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A..

É presidente do Cluster AEC - Arquitectura Engenharia e Construção e da PTPC (Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção); presidente do Conselho de Administração do Laboratório Colaborativo Built CoLAB; membro permanente do Conselho de Administração da parceria Built4People do Horizon Europe, membro do Conselho Estratégico do ENCORD ( European Network of Construction for Research and Development); membro do Steering Commitee da ECTP (European Construction Technology Plattform); membro do External Advisory Committee do CERIS (Civil Engineering Reasearch and Innovation for Sustainability - IST), membro da Direção da APEE (Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas); membro da Comissão Técnica de normalização CT 197 do IPQ - BIM (Buillding Information Modeling); Conselheira especialista do REFINET (Infrastructure & Mobility - ECTP); conselheiro especialista do Grupo Técnico de Acompanhamento do Horizon 2020 - Kets (Key Enabling Technologies); representante Portuguesa na NTPs (Network - Network of National Construction Technology Platforms da ECTP) e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Reabilitação da PTPC.

Docente convidada em cadeiras de licenciatura, cursos de pós-graduação. Tem três patentes de invenção registadas e a participação em vinte projetos de ID&T, cinco dos quais internacionais. Tem mais de cinquenta artigos técnicos publicados na imprensa nacional e internacional e dois livros publicados em coautoria. Organizou mais de duas dezenas de conferências técnicas.