Manuel Dias

Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, Manuel Dias iniciou a sua carreira na EFACEC como Software Engineer numa área de investigação e desenvolvimento em Real Time Systems. Em 2004 juntou-se à OutSystems, onde assumiu vários cargos na Engenharia, Pré-venda e Direção de Produto.

Em 2011 juntou-se à Microsoft Portugal, como Specialist e Analytics Lead, com a responsabilidade da área de Data & Artificial Intelligence para o mercado empresarial. Em 2018 assumiu o cargo de Diretor de Technical Sales, que acumulou com a função de AI Ambassador. Desde Outubro 2020 é o novo National Technology Officer (NTO) da Microsoft Portugal, tendo como responsabilidade a definição da estratégia tecnológica da Microsoft para Portugal.

Desde 2015, Manuel Dias é também Professor Convidado na NOVA Information Management School (NOVA IMS) no Mestrado de Data Science e Advanced Analytics e Investigador Convidado no NOVA Cidade Research Lab.

Em 2018 Manuel foi cofundador e é atualmente Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science (DSPA) e em 2019 fundou a Power BI Portugal, uma comunidade técnica com mais de 3000 membros, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento e a aquisição de competências de gestão de informação.

Manuel Dias é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG), onde desenvolveu a sua investigação em teoria da complexidade e sistemas caóticos.