Joaquim Filipe Peixoto dos Santos

Joaquim Filipe Peixoto dos Santos, 39 anos de idade. Em termos académicos é doutorado em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD 2017), Licenciado (2005) e Bacharel (2003) em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Sub-diretor do Departamento de Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2018. Sub-diretor do CTeSP - Desenvolvimento Ágil de Software do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2021. Docente do Departamento de Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2007 onde leccionou cadeiras em diversas áreas, sendo o enfoque principal as redes e os sistemas de computação. Foi Encarregado de Trabalhos no Departamento de Engenharia Informática do ISEP onde era um dos responsáveis pela gestão da infraestrutura informática de 2003 a 2007.

Em termos de formação profissional frequentou cursos CCNA1, CCNA2, CCNA3 e CCNA4.

Em termos de certificação profissional tem certificação LPIC 1, LPIC 2 e LPIC 300, sendo responsável. pela Academia LPI que o Departamento de Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto tem em funcionamento.

Participou em diversos projectos de investigação nomeadamente na área do planeamento e gestão da produção tendo diversas publicações nesta área. Mais recentemente tem integrado equipas de projetos de investigação em áreas diversificadas como os sistemas de recomendação para turismo, como os sistemas de recomendação para desporto e a cibersegurança.

Integra a equipa de diversos projetos de cooperação de âmbito europeu (Erasmus+) onde desenvolve atividades relacionadas com as redes, os sistemas e a cibersegurança.