Joana Mendonça

Joana Mendonça, Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), irá intervir na última Sessão Plenária do Congresso, durante a qual será discutido “O Papel da Engenharia na Recuperação Económica”, centrando a sua intervenção no tem “A inovação - motor do desenvolvimento empresarial”.

Joana Mendonça, Professora Associada de Gestão da Inovação do Instituto Superior Técnico (IST), assumiu a liderança da ANI em março deste ano, tornando-se na primeira mulher a presidir a esta instituição.

No IST dedicava-se à docência de Gestão de Inovação e Design Thinking, Empreendedorismo,

Engenharia Económica e disciplinas de Projeto. Desenvolveu investigação no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, onde dirigiu o Laboratório de Gestão de Tecnológica e Políticas Públicas.

Foi Cocoordenadora do programa de Mestrado em Engenharia e Gestão de Inovação e Empreendedorismo e do programa Doutoral em Engenharia e Políticas Publicas. Integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014 e é coordenadora científica no CEiiA desde 2018.

Foi Assessora para a área da Inovação no Ministério da Economia, Subdiretora da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, Assessora do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Obteve o seu doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial no IST, tem um mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia no IST e a licenciatura em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.