Carina João Oliveira

Carina João Oliveira, é Engenheira Civil com grau atribuido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com uma pós-graduação em Gestão e Liderança pela AESE Business School. Exerce o cargo de Directora-Executiva da Insignare, Associação de Ensino e Formação.

É vogal no Colégio Nacional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, tendo tido grande parte da sua actividade profissional nas Infraestruturas de Portugal, cujo último cargo exercido foi como gestora da unidade de Estudos e Estratégia.

Foi deputada efectiva e em exclusividade ao Parlamento português nas XI e XII legislaturas eleita pelo círculo de Santarém, membro efectivo das comissões de Economia e Obras Públicas e Negócios Estrangeiros e Comunidades. Foi a coordenadora da área  Logística e Transportes do Programa Parlamento-Empresas do FAE (Fórum de Administradores de Empresas),programa sobre o qual foi editado um livro lançado a 26 de Setembro 2014 em Lisboa.

Foi agraciada com a medalha de Amizade Diplomática em Taiwan Abril 2014, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, pelos excepcionais serviços prestados à frente do grupo Portugal-Taiwan entre 2012-2014. Em 2013 recebeu enquanto coordenadora do grupo de Segurança Rodoviária, o prémio Mobilidade Urbana, pelas alterações promovidas ao Código da Estrada e atribuido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Uitilizadores de Bicicleta. Em 2012 foi considerada Personalidade Política do ano pelo jornal O Mirante.

Na área social teve algumas participações, tendo sido membro da Mesa da Assembleia do Grupo de Atletismo de Fátima, bem como do Centro de Dia de Fátima, foi vogal na direcção do CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima, instituição que se ocupa da reabilitação educação e formação de crianças e jovens com deficiência.

Pertenceu ao conselho directivo do Instituto Luso-Árabe para a Cooperaçao e à direcção da Adfersit – Associação para a promoção integrada dos vários modos de transporte.

Esteve como Secretary to the Board no Executive Comitte do organismo europeu EfVET – a associação europeia de Escolas Profissionais e organismos de Formação.

Colabora como colunista com dezenas de artigos de opinião em diversos jornais e revistas, regionais e nacionais.